Nos Salesianos do Porto, a matriz curricular do 3.º Ciclo do Ensino Básico integra as componentes do currículo nacional, definido pelo Ministério de Educação e Ciência, em articulação com as disciplinas de Oferta Complementar.
As disciplinas do currículo dos Salesianos do Porto pretendem valorizar o crescimento intelectual, emocional e artístico, para proporcionar uma articulação, integração entre saberes e experiências.
Além disso, nos Salesianos do Porto queremos educar os nossos alunos para a vida, e na medida do possível, a partir de âmbitos reais. Por isso, procuramos que a aprendizagem, ocorrendo em diferentes ambientes, tenha também aplicação para além das paredes da escola, nas ruas e praças da cidade, para que se estas se convertam em aulas ocasionais que, simultaneamente, os ajudam a compreender melhor cada um dos conteúdos curriculares, e lhes ofereçam a possibilidade de os aplicar de forma criativa.
Os Salesianos do Porto disponibilizam também, desde o 7.º ano de Escolaridade, inglês, cujo currículo é o previsto pela Cambridge English, combinando a experiência e a especialização da Cambridge English Language Assessment e da Cambridge University Press, permitindo a certificação do nível de competência em Inglês, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).
Estas soluções pedagógicas e didáticas permitem que haja uma articulação e integração das aprendizagens e da intencionalidade educativa, conjugando-as com o trabalho de grupo e aprendizagem cooperativa entre os alunos, permitindo-lhes adquirir mais conhecimentos, prepará-los para o trabalho em equipa que, possivelmente, deverão utilizar durante a sua vida.
Ano | Diretor(a) de Turma | Horário |
---|---|---|
7.º A | Sofia Barros | Terça-feira: 8h25 – 9h15 |
7.º B | Tiago Silva | Terça-feira: 10h25 – 11h10 |
8.º A | Paulo Cardoso | Terça-feira: 10h25 – 11h10 |
8.º B | Francisco Silva | Quinta-feira: 12h50 – 13h35 |
9.º A | Maria João Saavedra | Terça-feira: 11h10 – 11h55 |
9.º B | Salomé Cardoso | Sexta-feira: 14h15 – 15h00 |