Licenciada em Música pela ESMAE, onde estudou na classe do professor Vítor Vieira, é Mestre em Performance pelo Conservatório Real de Antuérpia, Bélgica e Mestre em Ensino pela EMAE.
Ana Tedim, desde cedo, iniciou os seus estudos musicais, dando logo preferência ao violino.
A sua formação profissional começou na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto (ESMAE), onde concluiu a Licenciatura em Música na classe do professor Vítor Vieira com elevada classificação. Em 2016, ingressa no Mestrado em Performance sob orientação dos professores Alissa Margulis e Benjamin Braude no Koninklijk Conservatorium van Antwerpen (Conservatório Real de Antuérpia, Bélgica) onde obteve o grau de Mestre com distinção. Em 2019, termina o Mestrado em Ensino na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, obtendo 19 valores na Prática de Ensino Supervisionada.
Em música de câmara, pertencendo a diferentes formações, trabalhou com os professores António Saiote, Carlos Azevedo, Vítor Vieira, entre outros.
Integrou várias orquestras, nomeadamente, Orquestra de Jovens dos Conservatórios oficiais de Música, Orquestra de Jovens de Portugal – Momentuum Perpetuum, Ensemble das Terras do Sousa, Orquestra BISYOC – Intercultural Youth Orchestral Exchange, HARMOS Festival, Orquestra do Algarve e Orquestra Sinfonieta da ESMAE, tendo a oportunidade de ser dirigida por Manuel Ivo Cruz, Christopher König, Martin André, Pio Salotto, Pedro Neves, Jean Marc Burfin, Nicholas Kok, Rui Massena, António Saiote, entre outros. De destacar a participação como concertino assistente na tour de inverno da Nationaal Jeugd Orkest (Holanda). Foi membro da orquestra XXI durante as várias digressões de 2017 e 2018. Para além da experiência em orquestras, teve oportunidade de trabalhar com artistas portugueses, nomeadamente The Black Mamba e Papercutz:.
Atualmente, é chefe de naipe dos segundos violinos da Orquestra do Norte.